Mostrando postagens com marcador Jornal Escola. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Jornal Escola. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de agosto de 2011


RECESSO ESCOLAR, O QUE FAZER?


Com a chegada do mês de Julho, muitos alunos não vêem a hora de chegar as “férias”, o que não se pode ser chamado assim, pois são apenas de 15 dias, isso é um descanso tanto para os alunos como para os funcionários.
O que acontece na aproximação desse dia é que muitos alunos não ligam mais para os estudos, acham que as provas do 2º bimestre darão para recuperar até o final do ano, nesse tempo as notas avaliativas chegam ao vermelho em boa parte das salas.
Portanto, chegando o momento, aparece uma dúvida que é muito comum, “o que fazer?”. Na oportunidade desse recesso podem ser feitas várias coisas legais, isso depende da pessoa e do que ela gosta de fazer.
Para os festeiros ou “baladeiros”, é um ótimo momento pra sair e não é preciso acordar cedo, isso indica que você pode aproveitar ao máximo, mas cuidado com o horário de chegada, pois a violência está em todas as partes da cidade. Para os mais caseiros há varias opções como: viajar com a família, ler livros, assistir filmes, encontros em casa de amigos, fazer um bom churrasco ou, simplesmente, dar um boa passeada na cidade e conhecer locais novos, como a sensação do momento, o novo shopping recém inaugurado. É só escolher.
O que realmente importa é relaxar e se divertir, muitos preferem badalação outros já acham mais divertido ficar o dia inteiro jogando vídeo game, na internet e suas redes sociais, cada um tem sua própria diversão, o que acontece é que nesse período você tem mais um tempo para você e para suas coisas.
Mas não se esqueça que no 2º semestre os assuntos são mais complexos e exigem mais de cada um. Então, brinque e divirta-se, pois a exigência será maior de si mesmo para que, com a chegada do final do ano, não esquentar a cabeça e iniciar as desejadas férias mais cedo.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jornal. Edição Junho


RESPEITAR AS DIFERENÇAS
É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO
 
Como nas duas últimas edições do jornal foi abordado a questão do bullying e sobre as diferenças, nada como finalizar a edição do nosso jornal com o tema RESPEITAR. Para isso vamos começar o texto com uma fábula que conta a seguinte história:
Conta a lenda que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.
O pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo.
O esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental.
E o coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
E assim foi feito. Incluíram tudo, mas… cometeram um grande erro: insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
O coelho foi magnífico na corrida. Ninguém corria como ele.Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram:
“Voa, Coelho”. Ele saltou lá de cima e pluft… coitadinho! Quebrou as pernas. Ele não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.
O pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem cavar buracos.

Moral da história: Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por Deus. Não podemos exigir ou forçar para que as pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades. Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram e, no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem... E pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.
Então, o texto e a moral da história já diz tudo, só vale ressalvar das tristes situações que por hora ou outra aparecem na escola e chegam ao conhecimento da coordenação, e quando não chega, como a pessoa agredida se sente?
A escola deve tomar providências cabíveis quanto as questão do preconceito e discriminação, providências essas de punir, pois não é justo que se pague por algo que não se escolhe. Os professores não devem se silenciar diante das brincadeiras, pois ajuda a proliferar as brincadeiras e matar a auto-estima da pessoa que sofre pelas piadas e brincadeiras de seus agressores.
Lutar contra o preconceito e a discriminação é uma decisão que precisa ser encarado pela coletividade, não é uma responsabilidade só de quem é discriminado. Vamos pensar e agir.

Editores

Redação da Aluna Natiele Dias


VIOLÊNCIA VERBAL

A Violência Verbal é um tipo de agressão que se encontra no nosso dia-a-dia, mais próximo da gente o quanto imaginamos, inclusive na família, essa que é considerada a base da sociedade. Nessa violência encontramos crianças, jovens, adultos, idosos, independentemente de cor ou nível de educação, ora sendo agredida, ora sendo o agressor.
Na família e na escola muitas vezes uma criança tem sua vida marcada por palavras que as ferem como: as críticas destrutivas, os apelidos, as comparações menosprezo que são muitas vezes responsáveis pela personalidade fraca, pelos complexos de inferioridade, pela incapacidade de vencer na vida.
As palavras muitas vezes ferem mais que uma violência física, mais que um castigo, mais que uma surra. Algumas pessoas sofrem muito por conta da violência verbal sofrida na família, na escola, no ambiente de trabalho ou social ao longo da vida.
Temos que entender que ninguém é melhor que ninguém, e que ninguém tem direito de julgar o outro sem conhecê-lo. Como diz a Escritura: “Conhece a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”.

Dissertação de Natiele Dias
Aluna do 7º ano A
Fonte: Pesquisa no Google

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Redação da Aluna Ângela Letícia


FALANDO SOBRE O PRECONCEITO



Por Ângela Letícia
Aqui na Escola Municipal Eliza Nunes tem muito preconceito de meninos(as), por serem gordos, morenos, negros e pessoas deficientes, não só aqui, mas também nas outras escolas. Também tem preconceito por homem que gosta de homem, por mulher que gosta de mulher.
Temos vários exemplos clássicos como: em algum momento você pode não gostar de uma pessoa com determinada característica, feia ou bonita, bizarra ou estigmatizada, e se distanciar, é um preconceito.
A partir do momento que você passa a insultá-los ou qualquer outro tipo de atitude pejorativa, é a discriminação.
Aprendemos que o preconceito leva à discriminação, quando deficientes da mente, como os autistas, são considerados inferiores e excluídos por aqueles que se consideram “melhores” como acontece em divulgações por jornalistas, principalmente por autoridades e políticos midiáticos.
O preconceito e a discriminação variam pela maneira com que cada cronista, colunista, apresentador de rádio ou televisão se expressa e, principalmente quando exterioriza o desprezo por determinados grupos, encontrado em determinada situação.
Temos que rever nossos conceitos, nossa ética, nosso conviver antes de sair poar aí falando e agredindo os outro, parar com o preconceito e conviver com as diferenças

* Aluna do 6º ano C


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Redação da aluna Amana Emylle


SAÚDE NA ESCOLA
Por Amanda Emylle*

Nos dias de hoje devemos ter de tudo um pouco na vida, as pessoas são humanas, e humanos merecem melhorias em cada segundo do dia. Humanos merecem carinho, amor, paixão, afeto e educação, mas para recebermos e distribuirmos tudo isso é preciso ter saúde, para estarmos fortes e sempre conseguir repassar bem-estar para as pessoas.
Portanto, para conseguir saúde não é fácil não, devemos ter cuidado com nosso corpo, alimentação e mente, pois um sem o outro, deixa o corpo fraco e doente. Para termos uma vida saudável e com saúde precisamos praticar atividade física periodicamente, como uma caminhada; alimentação variada, com frutas e verduras, além do nosso arroz com feijão de cada dia; e também periodicamente fazer uma visita ao médico para saber como está nossa saúde além dos nossos olhos, o que só pode ser detectado por especialistas no assunto.
A escola é o local onde se pode obter várias informações importantes sobre saúde, pois se os alunos tivessem o costume de questionar os professores quando se fala das doenças, pedir uma explicação a mais, quais os cuidados que devem ter e se conscientizassem e praticassem, não teríamos tanto caso de pessoas que faltam por estarem gripados ou com “dores” de barriga ou de cabeça.
Precisamos estar mais atentos quanto a nossa saúde, vamos praticar atividades físicas, alimentação saudável para podermos dizer: “tenho uma vida saudável... tenho saúde”.

*Aluna do 8º ano B

Jornal. Edição Maio


POR QUE SER DIFERENTE INCOMODA?
       

Quando uma pessoa sofre algum tipo de piada, xingamento, conversinhas direcionadas, ser apontada etc. por suas características de cor, etnia, sexo, credo religioso, deficiência física ou mental e ao seu jeito de viver, está se vivenciando um ato de preconceito (quando se fala para si mesmo ou para outros, sem a pessoa “perceber”) ou discriminação (quando já parte para o ato de agressão física ou verbal), que hoje se resume no Bullying.
Imagem de: 3.bp.blogspot.com/
Somos pessoas, e como é de saber de todas/todos, temos comportamento e pensamentos diferentes, mesmo que muitas vezes, em conjunto, entramos em consenso. Quando uma pessoa sofre preconceito ou discriminação, ela está sendo excluída, diferenciada, não está respeitando a questão da subjetividade do outro, que atravessa pelos eixos da crença, do poder e do saber.
Isso tudo está ligado, por Foucault, ao gesto originário de separação sobre o qual se instala uma cultura e que se desenvolve através do tempo, indefinidamente se reproduzindo, por formas as mais diversas do que apenas as da repetição. A exclusão se faz por meio das instituições, dos regulamentos, dos saberes, das técnicas e dos dispositivos.
Com o controle que o meio de comunicação (principalmente os de imagens) exerce na sociedade, para “conjurar” os perigos e também para o papel dos dispositivos de fazer ver e fazer falar, é um grandioso monstro da exclusão que, em nossa cultura, atravessam os discursos: o interdito, o rejeitado, a vontade de verdade, os rituais, a organização do saber em disciplinas, os discursos autorizados, a educação, etc.
Segundo Freud, as pessoas tenta “descontar” no outro, aquilo que está latente dentro de nós e que não temos coragem de encarar, de resolver. Daí surge o ódio surge exatamente pelo fato de o outro externar aquilo que lhe incomoda.
Agora, se olharmos em volta, poderemos perceber que existem pessoas bem diferentes, cada qual com sua qualidade (cabelos, olhos, cor da pele, magro, gordo, alto, baixo, deficiente ou não, se vestir, falar, pensar, comportar) e nada disso faz um melhor que o outro.
     Podemos notar que, mesmo com toda essa diversidade, temos direitos e isso se faz com que todos sejamos iguais apesar das diferenças individuais, o que se chama EQUIDADE. E qual seria a graça se todos nós fossemos iguais? Pense nisso...

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Poema

MÃE, MAMÃE

Mãe,
Mulher excepcional
De grande virtude.
Uma labareda de fogo
E ao mesmo tempo,
Uma cascata de águas
Imagem de: selosdoblogdalu.blogspot.com

Puras e cristalinas
Que lava minha alma.

[...]

Mãe, jóia rara
Seja ouro, diamante,
Rubi, esmeralda,
Pérola ou opala
Não vendo você por nada
Dinheiro nenhum compra
O amor que sinto por ti
Mamãe querida
Flor de minha vida.

[...]
Imagem de: cantinhodaflorinda.blogs.sapo.pt

Mãe
Esse pequeno poema eu declamo
Mas, o que sinto por ti
Não cabe nas linhas de um papel
Nem nos discos de um computador
Nem no pedaço do céu.

[...]

Amor de mãe

Amor meu e amor teu
Mãe, pedaço do meu eu.

Mãe professora
Mãe zeladora
Mãe diretora
Mãe, mãezinha
Mãe mulher
Escrevo a ti
Mãe minha
Minha mãe
Mamãe querida e
Admirada mãe.

Luis James SCJ

terça-feira, 12 de julho de 2011

Confraternização das Mães

 CAFÉ DA MANHÃ EM COMEMORAÇÃO
AO DIAS DAS MÃES

Criação de Adélia e Prof.ª Ligia
No dia 06 de maio aconteceu nosso momento de confraternização com um “café da manhã” para as mães das/dos estudantes da escola. Todas/todos as/os funcionárias/funcionários se empenharam para que o momento ficasse de forma linda, elegante e maravilhosa, desde já agradecemos a participação de todas e todos que fizeram desse momento algo marcante para escola.
Painel com fotos de mães dos alunos
Prof.ª Lígia fez abertura desejando boas vindas juntamente com uma oração espontânea e leu uma mensagem bíblica e pediu para que as mães fizessem uma reflexão acompanhada pela música “Não é tarde” interpretada por Fernanda Brun.
Prof.º Ilnamar foi o animador da festa, fazendo todas as apresentações possíveis e impossíveis. Iniciou falando sobre os tipos de amor como: “Amor de Deus”, “Amor de Homem e Mulher” (conhecido como Eros), “Amor de Pai” (Paternal), “Amor entre irmãos/irmãs” (Fraternal) e finalizou com o “Amor de Mãe” (Maternal). Contou uma fábula da galinha e seus pintinhos. Contou outra fábula quando questionou as mães em “qual seria seu maior tesouro?” Fez duas perguntas para que as mães parassem, refletissem e dissessem, se possível, no microfone como testemunho, as duas perguntas que indagou foram: “Qual seria seu maior tesouro?”, no qual contou uma historia.
A história de uma mãe que com seu filho de colo encontrou uma caverna com muitas jóia preciosas em que ouviu-se uma voz que lhe disse que haveria um determinado tempo para que ela carregasse tudo o que ela quisesse de jóias, que ao final a caverna iria se fechar. Com isso a mulher pegou tudo o que ela queria, enquanto isso a pedra começou a se mover para fechar a caverna, a mulher se desesperou para sair da caverna. Contudo que ela saiu, olhou para os lados, e se deu conta que seu bem maior, sua jóia de maior valor havia esquecido na caverna, a criança.
O diretor parabenizou a presença das mães, fez uma retrospectiva dos pontos forte de sua direção, começando pelo ano de 2008; exaltou sobre a questão do trabalho em equipe e agradeceu pelo trabalho do grupo para realização da festa; retornou sobre as leituras anteriores que a Prof.ª Lígia e o Prof.º Ilnamar fizeram; ressaltou sobre o índice alcançado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e fez sua despedida como diretor, que no ano de 2012 não estará mais à frente da Escola Eliza Nunes.
Alunos Brenda, Laudicéia e Felipe
Teve apresentação das/dos alunas/alunos do 8º ano “A” e “B” (Laudicéia, Brenda e Felipe) que recitaram um poema “Mãe, mamãe”, orientado pelo funcionário Luis. Outras alunas orientadas pela Prof.ª Lélia dramatizaram os tipos de mães, acompanhadas pela narração da Prof.ª Lígia.
Deram início aos sorteios dos brindes, o Prof.º Ilnamar fez uma dinâmica muito legal e chamativa que alegrou a manhã. Tivemos a presença do Prefeito de Imperatriz e o Secretário de Educação do Município. Logo após foi servido o café de manhã e término do sorteio. Na oportunidade, a Prof.ª Lenici parabenizou as mães e ofereceu uma música para todas e  Prof.º Ilnamar entrevistou algumas mães para falar sobre suas/seus filhas/filhos/netas/netos.
Deste já, abro espaço para agradecer a todas e todos as/os funcionárias/funcionários que tiveram envolvidos nessa grandiosa festa, pois sem a participação de TODAS/TODOS VOCÊS, esse evento não teria acontecido.  A escola em si, agradece.

domingo, 12 de junho de 2011

Jornal Escola. Momento de Socialização. Mês: Abril


DIA DA ESCOLA E SAÚDE & NUTRIÇÃO



     As/os alunas/alunos dos 3º e 4º anos fizeram um momento de socialização dos trabalhos feitos em sala de aula. Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo do mês de março e as apresentações aconteceram no dia 01 de abril.
     Na oportunidade as salas de 3º anos do Prof.º Raimundo  e Prof.ª Francisca falaram sobre a importância da alimentação no nosso dia-a-dia. As/os alunas/alunos deram explicações sobre a importância das vitaminas, minerais, ferro entre outros, além de dicas para uma alimentação saudável. Ao final, em coro, cantaram a música “comer, comer” na voz de Eliana.
     Já as/os alunas/alunos dos 4º anos das Professoras Janailsa e Graça expuseram sobre a importância da escola em nossa vida. Explicaram por que devemos ir a escola, além de estudos em casa; porque ler e escrever é tão significativo para as pessoas. Encerraram declamando poemas sobre a escola. Veja algumas fotos e confiram todas elas em nosso Orkut. (http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10508248342186597056)



Jornal Escola. Cantinho da Sexualidade. Mês: Abril.


HIGIENE PESSOAL

     É evidente que nossas/nossos amigas/amigos leitores sabem do cuidado que devemos ter com o nosso corpo, o que se conhece como higiene pessoal. Higiene essa que faz com que as outras pessoas possam se aproximar e sentir aquele cheirinho bom e agradável e, com isso, poder ganhar um cheiro delicioso ou quem sabe mesmo uma cafungada ou um cafuné, o que aumenta mais ainda nossa auto-estima.
     Então, é importante termos uma higiene pessoal constante, para que possamos ficar longe de bactérias e vírus que podem estar presentes em todas as partes no nosso dia-a-dia. A higiene pessoal envolve higiene bucal, corporal e genital e atitudes do cotidiano como lavar as mãos, escovar bem os dentes, usar certos tipos de roupas, tomar banho e outros faz com que fiquemos longe de doenças.
      Aqui tem algumas dicas de como cuidar bem do nosso corpo e também as conseqüências no caso das pessoas que não se cuidam, como as atitudes como tomar banho, lavar as mãos, escovar bem os dentes e usar certos tipos de roupas são importantes para que a saúde continue estável e o corpo limpo.
  • BANHO: A pele humana possui milhões de glândulas que produzem suor e substâncias parecidas com sebo. Sem limpar a pele vai surgir um acumulo gradativo dessas substâncias, que se somam a sujeiras exteriores. O banho faz bem para a saúde de quem toma e também para pessoas que convivem com ela. É importante que a pessoa tome banho diariamente. Consequências: A falta do banho pode gerar assaduras, mau cheiro, micoses, corrimentos vaginais, sarna, piolho e infecções urinárias.
  • LAVAR AS MÃOS: Sempre que você toca em alguma pessoa, superfície ou objetos ao longo do dia adquire bactérias e vírus em suas mãos. É importante lavá-las com água e sabonete líquido ou com álcool. Sempre que a mão entra em contato com os olhos, nariz ou boca os germes ali encontrados infectam o nosso organismo, podendo originar doenças. É importante lavar as mãos antes de lavar comidas ou comê-las, tratando de feridas ou dando remédios, tocando em pessoas doentes ou feridas e introduzindo ou tirando lentes de contato. É importante lavar as mãos depois de preparar a comida, ir ao banheiro, tocar em animais ou brinquedos, segurando algo que pode estar contaminado (ex.: lixo), tossir. Consequências: Não lavar as mãos pode resultar em contaminação e desenvolvimento de doenças virais, bacterianas e fúngicas.
  • Importante: Se não estiver em casa lave as mãos com sabonete apenas se ele for líquido. Não é aconselhável utilizar o sabonete em barra, pois a pessoa que usou antes deixou bactérias no produto.
  •  UNHAS: Unhas. As unhas devem estar sempre limpas. A sujeira fica armazenada na parte debaixo da unha, sendo assim quando a pessoa coloca a mão na boca é infectada com as bactérias pertencentes ali. A unha faz com que mulheres se sintam ainda mais poderosas e bonitas, supervalorizam as mãos e caso estejam bem cuidadas fazem com que os outros pensem que a mulher é limpa e saudável. É bom que homens cortem suas unhas frequentemente para que também pareçam limpas. Consequências: A falta de cuidado com as unhas pode gerar verminoses e doenças intestinais.
  • ROUPAS:. Saber que o corpo regula a temperatura de acordo com sua exposição é importante para sabermos qual roupa utilizar. As roupas devem ser confortáveis e folgadas. Nunca utilize roupas intimas repetidamente sem lavá-las antes, a higiene genital é importante para relacionamentos. Consequências: Corrimentos vaginais, infecções urinarias, mau cheiro, celulites.
  • SAPATOS: Muitas pessoas não sabem, mas escolher o sapato certo também faz toda diferença para o cheiro dos pés. Sapatos fechados que não deixam o suor sair, fazem com que o mau cheiro fique impregnado nos pés, gerando o famoso chulé. Prefira sapatos mais abertos e não use o mesmo sapato vários dias seguidos. Quando utilizar tênis, escolha meias de algodão e se puder passe talco antes de colocar as meias. Consequências: Mau cheiro e micoses.
  • DENTES: Nunca se esqueça de escovar os dentes sempre que ingerir algum alimento ou pelo menos três vezes ao dia. De preferência depois do café da manhã, do almoço e quando for dormir. Nunca durma sem escovar os dentes. Limpe-os interiormente e exteriormente, não se esqueça de lavar a língua, local onde ficam alojadas muitas bactérias. Troque sua escova de três em três meses ou se perceber que ela está desgastada. Nunca se esqueça de usar fio dental. A saúde bucal é importante também para a estética das pessoas, todo mundo gosta de ver um belo sorriso no rosto. Consequências: Mau hálito, cáries, tártaro, placas, problemas nas gengivas, sensibilidade, reumatismo infeccioso e gengivite.
  • AXILAS: Quando as bactérias ingerem secreções de glândulas apocrinas, o suor, o metabolismo extraído produz um cheiro desagradável, conhecido popularmente como CC. Este é um problema mundialmente conhecido e preocupante para muitas pessoas. A limpeza das axilas é importante para que este cheiro não seja contínuo. Evite usar roupas de sintético, use desodorantes todos os dias, tome banho diariamente, tenha sempre em mãos desodorante ou perfumes. Caso transpire demais, procure um dermatologista para que ele te aconselhe o que deve ser feito no seu caso. Consequências: Mau cheiro e micoses.
  • CABELOS: Lave sempre seus cabelos. Ao menos, duas vezes por semana é importante que o cabelo seja lavado para que fique com impressão limpa e com cabelo mais macio. A falta de limpeza gera desconforto para pessoas que estão em volta, pois pode gerar caspas que ficam amostra. Cabelos limpos elevam a auto-estima da pessoa e fazem com que se sintam melhor. Consequências: Caspas, piolho, mau cheiro, oleosidade e queda de cabelo.
  • LAVE O ROSTO: Lave o rosto. Nossa pele tem impurezas que devem ser retiradas para que não haja o acumulo delas. Sendo assim, lavar o rosto diariamente com sabonete é importante para que a pele continue sempre limpa. Já existem produtos para remoção de impurezas do rosto, se puder, use-os sempre antes de dormir. A pele ficará muito mais bonita e limpa. Consequências: Espinhas e cravos.
Obs.: Imagens retiradas da internes

segunda-feira, 6 de junho de 2011


Poesia

Alguém? Você...
Uma esperança? Nós dois.
Um mundo? O seu!!!
Um segredo? Amar-te.
Uma dúvida? O amor.
Uma cor? Seus olhos.
Um sabor? Seu beijo!!!
Um medo? Te perder.
Um conselho? Não me deixe!!!
Um pedido? Me ame como eu te amo.

Nathallya
5º ano C


POEMA

MINHAS AMIGAS E MEUS AMIGOS


Tenho amigos e amigas que eu os
amo incondicionalmente.
As/os amo tanto que comparo como
fossem de minha família
Como um irmão, irmã, tia, tio, avô
Ou até mesmo mãe
Depende de como eu as/os vejo.

Amigas/amigos que
Todas as noites, em silêncio, oro por elas/eles peço que seus anjos da guarda as/os conduzam por um caminho seguro, mesmo que seja preciso passar por caminhos escuros, pois é preciso para que se fortaleça na vida.
Tenho amigas/amigos que me fizeram e fazem chorar, quando falam de seus amores, vida, preocupações e até mesmo solidão.
Amigas/amigos esses que muitas vezes não sabem o quanto eu as/os amo, o quanto eu as/os admiro, o quanto eu as/os quero bem, o quanto eu as/os quero para sempre...
Para que sejam sempre minhas amigas e meus amigos.

Luis James SCJ


BULLYING NA ESCOLA
Você já foi alvo dele?



     Bullying é uma situação que se caracteriza por AGRESSÕES INTENCIONAIS, VERBAIS OU FÍSICAS, FEITAS DE MANEIRA REPETITIVA, POR UM OU MAIS ALUNOS/ALUNAS CONTRA UM/UMA OU MAIS COLEGAS.
     Bullying é uma palavra de origem inglesa que significa valentão, brigão. Em bom brasileiro, mesmo não tendo uma tradução definitiva, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
     O Bullying só é uma nova expressão que chegou para substituir o que as pessoas já conhecem por: discriminação, preconceito, xingamentos, bater nas outras pessoas por querer, humilhação... entre muitas outras. O que acontece é que resumiram tudo em uma única palavra.
     O bullying não acontece só dentro da escola, ele também pode se manifestar fora dela, isso que dizer, em qualquer lugar como: nas universidades (onde o pessoal deve ter mente bem aberta), na família, na rua, na vizinhança, no local de trabalho, clubes... enfim, em todo local em que a pessoa se sinta ofendida/ofendido.
     Essas ofensas mexe muito com o estado emocional e psicológico da criança, do adolescente, do jovem, do adulto e idosos. Portanto, não existe idade, e isso pode acarretar danos sérios.
     Em nossa escola acontece isso frequentemente, todos os dias chegam reclamações por causa de brincadeiras de “mal gosto”, por brigas, fofocas , isso sem falar no horário do recreio que sempre tem pessoas se estranhando pelos corredores. E isso não é brincadeira, pois se fosse, ninguém se irritaria ou reclamaria na coordenação, não é?
     Bullying é crime, tomem cuidado....!!!


Fonte: Jornal Escola "Diz aí que escrevemos aqui."


MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO

     No dia 18 de março aconteceu, no turno matutino, um momento de socialização no pátio coberto da escola.
     As professoras Angelina e Azenath juntas com suas/seus alunas/alunos do I e II período trabalharam e apresentaram sobre o Dia do Circo. As/os alunas/alunos foram todas/todos caracterizados com seus rostinho pintados, dançaram e cantaram uma música do palhaços Patati e Patatá e da Xuxa, circo. Na oportunidade, a coordenadora Prof.ª Lígia, fez a escolha do palhaço mais enfeitado.
     As professoras do 2º anos A e B, Professora Márcia e Eva, apresentaram, com suas/seus alunas/alunos, atividades sobre o Dia da Poesia.

     As alunas: Kaylani, Ana Beatriz, Claryssa e Bia Lawrea dramatizaram o poema de Cecília Meireles, As Meninas.
     As/Os alunas/alunos: Rhyan, Emily e Ana Beatriz recitaram o poema Menino Azul, também de Cecília Meireles.
     O aluno Marcio Vinícius leu o poema Sonho perfeito dos cinco sentidos de Lisboa.
     As alunas do 2º ano B (Jaimara, Lethycia, M.ª Eduarda Alves, M.ª Eduarda Rodrigues, Beatriz, Débora e Isabela) dramatizaram o poema de Vinícius de Moraes, As Borboletas.
     Os alunos: Brenndo, Breno e Júlio César, também do 2º ano B, recitaram o poema “Você é um Cidadão!” de Angela Fizetto.

     As apresentações foram muito bem feitas e as crianças e jovens se divertiram com as/os alunas/alunos vestido de palhaço.
A Coordenadora, Prof.ª Lígia, afirmou que esse momento de socialização sempre irá acontecer, até mesmo foi um pedido das/dos professoras/professores para compartilhar o que está sendo trabalhado em sala de aula. Vejamos algumas fotos:










VANDALISMO NA ESCOLA







    Mais um vez nossa escola foi invadida por vândalos. Só no mês de março foi duas vezes alvo desse “terrorismo”. Na primeira vez danificaram todo o sistema das portas, não ficando de fora nenhuma e, na segunda, não achando o que fazer, empilharam todas as carteiras da Educação Infantil, jogaram papel higiênico nos ventiladores, rasgaram os cartazes de decoração da sala e quebraram nosso mural de boas vindas. Agora aqui fica a pergunta: até quando isso irá ocorrer?